Memorização

A revista Veja de 13 de janeiro de 2016 publicou o artigo de capa “Os Segredos da Memória – A ciência desvenda os mecanismos do cérebro que nos fazem lembrar ou esquecer.” O artigo fala basicamente dos avanços na ciência que podem ajudar as pessoas a melhorar a memória e o uso dela: a memorização. Ela pode ser obtida a partir de muito estudo ou até mesmo de medicamentos para memória como ACTION Pro para concentração.

Por exemplo, ela fala da americana Jill Price, em Los Angeles, que se recorda em detalhes de todos os episódios de sua vida desde a puberdade. Evidentemente que isso a atrapalha porque o seu cérebro passa todo o tempo evocando situações do passado.

Também relata o caso do americano Kim Peek, morto no mês passado, que era capaz de ler duas páginas de um livro ao mesmo tempo, uma com cada olho, e depois mantinha um registro detalhado de tudo o que lera. Ele conhecia com precisão o conteúdo de 12000 livros.

Os dois casos acima mostram uma situação indesejável e outra desejável.

A nossa memória, como já dissemos antes, deve ser usada com bom critério para memorizarmos tudo o que é importante e relevante para que sejamos bem-sucedidos: pessoal e profissionalmente.

A revista Veja disse: “A habilidade para armazenar diferentes tipos de lembrança varia de pessoa para pessoa, seja por dom natural, seja por treino“. (O grifo é nosso.)

O ator Antônio Fagundes, que memoriza textos com rapidez disse: “Acredito que essa facilidade de memorização se explica também pelo fato de eu ser muito concentrado e por meu gosto pela leitura”. (O grifo é nosso).

O que esperar de um curso de memória

Nós começamos a trabalhar com memorização em 2006. Embora já estejamos completando quatro anos de trabalho na área, para nós faz apenas alguns dias. Às vezes pensamos ter começado ontem.

Esta nitidez de pensamento acontece exatamente porque este é um assunto que já faz parte do nosso dia-a-dia. Também amamos esta atividade. E quando então nos perguntam o que esperar de um curso de memorização, respondemos pura e simplesmente:

-“Você pode e deve esperar que um curso de memorização torne possível que você memorize tudo o que gosta e sabe”.

Alguns ficam decepcionados com nossa resposta. Normalmente são aqueles que esperam da vida apenas facilidades, receitas prontas e soluções miraculosas. Por outro lado, as incríveis pessoas sérias que temos conhecido vibram com a resposta e aprofundam-se nas técnicas que ensinamos. E você também é capaz de aproveitar o preço do ACTION Pro com desconto, basta procurar pelo produto e começar já com seus treinos de memorização