Tudo sobre o Abono Salarial

OS trabalhadores recebem alguns benefícios pelo seu esforço, e hoje iremos falar de um deles, o PIS, que tem como significado Programa de Integração Social, que é justamente para ajudar os cidadãos brasileiros a se virar um pouco melhor perante a sociedade. O PIS é um benefício, onde os trabalhadores recebem uma quantia de dinheiro anualmente, com intuito de ajudar os trabalhadores nas dívidas que muitas vezes ultrapassam o orçamento, ou melhor, com o intuito de ajudar os trabalhadores brasileiros a saberem administrar um pouco melhor as contas de final de ano, que são justamente as contas que faz com que extrapolemos um pouco mais no nosso orçamento.

Calendário PIS 2017
Calendário PIS 2017

Esse é um benefício de reconhecimento, entretanto para recebe-lo é necessário que você se encaixe em algumas regras. Se você tem dúvidas quanto a esse benefício, veja quais são as perguntas mais frequentes sobre ele e se essas perguntas também são suas, logo, tire a suas dúvidas e conheça um pouco mais sobre o benefício.

Qual a data para receber o benefício do PIS?

Embora o intuito do PIS seja ajudar os trabalhadores brasileiros à pagar as contas de fim de ano, somente algumas pessoas recebem o benefício no final do ano. A explicação está no método que eles usam para o pagamento do PIS 2017, eles irão usar a sua data de aniversário para definir o pagamento, mas calma aí, que isso não significa que o pagamento sairá na data do seu aniversário, você apenas receberá a partir do mês do seu aniversário ou entre os três meses seguintes.

Todos os trabalhadores podem receber o PIS?

Não. Veja na pequena tabela quais os trabalhadores que podem recorrer ao benefício do PIS:

  • Pessoas que prestaram serviços à empresas e indústrias;
  • Aqueles que prestaram serviços ao ramo do comércio e ao setor de serviços;
  • Trabalhadores rurais, entretanto, aqueles trabalhadores que prestaram serviços à uma empresa agrícola;
  • Os motoristas e os prestadores de serviço de forma geral para uma empresa e que necessariamente tenham prestados serviços com a carteira assinada;

Bom, se você não se encaixou em nenhum tópico acima, provavelmente não poderá receber o benefício. Agora, se você se encaixou veja as regras que você deve seguir:

  1. Ser inscrito e consultar o PIS num período mínimo de de 5 anos;
  2. Necessariamente ter trabalhado no ano passo no mínimo 30 dias com a carteira de trabalho assinada;
  3. Somando todos os seus salários e tirando a média, não pode exceder dois salários mínimos mensais.

Qual o valor do benefício?

O valor não tem exclusividades, é o mesmo para todos, independentemente do tipo de trabalho e do período de trabalho. O pagamento do abono salarial segue rigorosamente o calendário do PIS 2017, divulgado pela CEF, em parceria com o Ministério do trabalho. Valor é de um salário mínimo, atualmente 880,00. Como fora dito lá em cima, você receberá esse valor conforme a data do seu nascimento.

Como faço para receber o PIS?

Depois de seguir todo o regulamento, o procedimento é supersimples, basta ir até a Caixa Econômica Federal mais próxima de sua casa, ao fazer a inscrição você receberá um cartão, no qual deve levar no dia do recebimento. Você poderá sacar o dinheiro pelo próprio caixa eletrônico. Se não existir a Caixa Econômica de sua cidade, você também tem a opção de se dirigir até a lotérica mais próxima.